segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Hoje foi diferente!

Hoje, na minha terceira semana de estágio num dos muitos matadouros de Portugal, apercebi-me do crime que cometemos todos os dias, e de sorriso na cara! Eram 7 da manha, quando andava num dos passadiços “aéreos” de um dos compartimentos sanitários, analisando a olho nú o comportamento animal, a fim de me aperceber do possível ou não,bem estar animal . Hoje custou-me! As vacas estavam agitadas, nervosas, e aquele barulho por elas produzido, de forma ensurdecedora, entranhava-se , provocando uma dor inevitável. Os bovinos sempre foram animais fortes, e de porte intimidador, mas hoje reparei numa das características mais meigas que um animal tão assustador, pode projectar. O seu olhar! Olhos negros, e esbugalhados, projectados para o exterior, como se quisessem fugir da fronte daquele animal. Transbordavam medo! Estavam num meio diferente do habitual, juntamente como muitos mais dessa mesma espécie ( Nem imagino o que lhes vai na cabeça num desses momentos tão assustadores). Se Todos nós temos medo do “novo”, o que pensará uma vaca inofensiva, num dos muitos corredores escuros, húmidos e frios, que a levam até à morte?
A minha primeira citação foi: “coitadinhos” Impressionante como eu , e muitos mais, pensamos assim, mas quando a vimos no prato, em forma de “não bicho”, sorrimos entre cada garfada.

Ps: Ainda ouço o mugir daquela vaca bege, linda, que me apresentaram in vivo, e minutos depois, me despedi, enquanto inspeccionava as suas vísceras.

1 comentário:

  1. eu ja sabia que ia ficar triste depois de ler este post...é uma daquelas coisas coisas que todos sabemos que existe, mas somos mais felizes se nao pensar-mos nela...
    posso apenas imaginar, aquilo que descreves, e sinceramente prefiro nao imaginar durante muito tempo...prefiro saber que tas tu por ai a tomar conta deles =p

    beijo grande

    ResponderEliminar