terça-feira, 16 de junho de 2009

Antes

Hoje vamos fazer um jogo… um teste aos nossos sentidos, aos nossos medos, e aos nossos desejos. Vamos ouvir uma das nossas musicas favoritas, fechar os olhos e imaginar. Vamos deixar-nos guiar pelo que vimos, e o que sentimos perante o que vemos.

Mar… É isso. Estou a ver mar. Areia, conchas, e pessoas. Muitas pessoas...

Passeio descalça naquela areia quente , e passo atrás de passo, chego ao paredão. Sento-me e contemplo o dia bonito em que me encontro. As pessoas sorriem, e as crianças fazem castelos na areia. Que saudades que tenho do tempo em que brincava com aquela areia molhada… Ainda me lembro de ouvir a minha mãe a gritar comigo, dizendo… “cuidado com a areia, Barbara!!! Olha as pessoas!”

Sinto-me nostálgica. Tenho saudade de ser criança. Saudade de não ter preocupações… saudade de ter todos ao meu redor, dizendo, “cuidado” ;”olha isto…” olha aquilo …” Tenho saudade…

Hoje não… Hoje o que vejo, tenho de ser eu a procurar.Tenho de ser eu a investir. Hoje sou eu que tenho de olhar para o chão para ver o que piso ou não. Hoje sou eu que tenho de ter cuidado, pois não tenho ninguém do meu lado a dizer-me “cuidado!!”

Se ponho “os pés no sitio errado”, sou eu a única prejudicada, assim como sou a única a ter de “pagar” pelas consequências. Hoje, eu , tu , e o outro vivemos sozinhos, independentes, no meio de tanta gente igual a nós mesmos, com tanto, ou mais medo que eu.

Não sei se me sinto preparada para isto… não sei se tenho idade para isso… não sei se tenho força para isso… Independentemente disso, vivo assim… vivo com eles.. Com os medos, preocupações e ausências.


Podia continuar a descrever o meu fictício dia, mas infelizmente tocaram-me a porta. Perguntei :

Eu: Quem é?

Ela:Sou eu!

Eu : eu quem?

Ela: A saudade!! Não estavas à minha espera?

Eu: Não!

Ela: Não? Mas olha que vim para ficar!!

Antes … Que bom que era…

Musica escolhida : Don’t Look Back In Anger - Oasis


E tu? o que vês?

2 comentários:

  1. Ao ler este post, revi-me em muita coisa... coisas que também eu penso nos meus tempos só para mim. Lembrei-me também de uma música... "I'm not a girl, not yet a woman", da Britney Spears.
    Intérprete à parte, só o título da canção já diz muito daquilo que que penso. Já não sou uma simples criança, mas por vezes também não me sinto um homem suficientemente adulto para assumir todas as responsabilidades que me são inerentes. Devia existir algo no meio, um ritual de passagem. Não, não é a adolescência... aí ainda não passamos de meras crianças que se julgam crescidas. Tem que haver algo mais, algo que nos ensine a lidar com tudo o que vem de novo e que nos poupe a uma mudança repentina. Não basta dizer que somos adultos, temos que aprender a sê-lo, aprender que quando perdemos, perdemos mesmo, já não é a brincar, e que ganhar se tornou mais difícil e requer esforço.
    Pedem-nos algo impossível: Que sigamos em frente esquecendo que o mundo é como o conhecíamos... que vejamos um mundo que permanece igual e o achemos diferente...
    É preciso pensar nos tempos de infância sem sentir saudade ou tristeza... transformar isso em nostalgia. Mas como fazê-lo?

    Dias fictícios tenho muitos... um para cada música, um para cada pessoa, um para cada local... mas também podes imaginar dias no futuro... já pensaste nisso? talvez ajude a fixar um objectivo, a encontrar uma solução, ou simplesmente a deixar-te mais feliz.

    ResponderEliminar
  2. Hummmm.. Estou a komeçar a gostar de vir aki ler os teus posts.. E sabes? É destes k eu gosto =) E sabes? Tenho saudades tuas mana! Bjinho grd

    ResponderEliminar